[AsteriskBrasil] SIP e NAT

Lincoln Zuljewic Silva lsilva em corsidian.com
Sexta Julho 28 17:54:49 BRT 2006

Boa tarde a todos. Eu já dei uma lida nos manuais da internet inclusive
www.voip-info.org sem sucesso.

Tenho a seguinte topologia:

usuario x ---- router A ---- internet ---- router B ---- asterisk ----
usuario y

Quando faço uma ligação do usuário x para o usuário y, não consigo
escutar o audio em nenhuma das duas portas.

No router B liberei a porta 5060 tcp/udp...Eu li que tal comunicação de
voz é feita por portas UDP aleatórias nas pontas.
Existe alguma forma de fixar um range de portas, ou fixar para que o
usuario X use somente a porta 34567 para comunicação?

Ou claro, existe alguma forma de fazer esta comunicação fácil para que
qualquer pessoa que esteja na internet, ao abrir o softphone, tenha
comunicação com todas as outras pessoas que estejam cadastradas no mesmo
asterisk ?

[]'s
Lincoln