[AsteriskBrasil] Uso do Asterisk em grande Escala

Josué Conti josueconti em gmail.com
Sexta Junho 9 20:31:07 BRT 2006

Boa noite Cleviton, tudo bem?
Bom como você mesmo disse o Asterisk é realmente algo impressionante.
Trabalho a quase 7 anos no ramo de telecomunicações, onde estudei engenharia
de telecom. O asterisk me surpreendeu muito pois se assemelha em quase 100%
da plataforma que até ontém trabalhava, na realidade ainda trabalho, PABX da
marca Siemens, (na realidade tenho bastante conhecimentos em Siemens e Cisco
Systems (CCNA)) mas  acho que está com os dias contados.
Hoje possuo em produção alguns CASES de sucesso:
Á quase 9 meses um asterisk-1.0.9 com 90 ramais SIP, sendo que 70 são
hardphone´s Polycom IP301 e IP 501,  15 ATA´s HT 496 da grandstream (estou
enfrentando problemas de travamento destes equipamentos, mas segundo
informações do próprio fabricante eles estão trabalhando num novo firmware
para correção destas falhas. Assim que tiver algo de concreto envio para a
lista o firmware, ou mesmo o link da Grandstream, para download), 5
softphones EYEBEAM c/ headset´s da Plantronic´s onde os mesmos atuam como
agentes de call center.
Unico ponto que deixa um pouco a desejar é na parte de administração do call
center, pois o gerenciamento das filas não está 100%.
Outro ponto negativo é a transferência assistida, ou a ATXFER, onde o agente
tenta transferir uma chamada e a mesma é desconectada. Mas às cegas funciona
tranquilamente.
Está interligado a outro Asterisk em IAX2 para utilização da PSTN no sentido
de saída de ligações, pois no sentido entrante utilizo uma TE110P com n°s
DDR para cada ramal SIP.
Realmente não tenho do que reclamar, a não ser pelos problemas citados
acima.
Possuo tbm interligado em meu PABX Siemens um Asterisk com uma TE405P
entroncado com dois E1´s mfc/r2 e dois E1´s em ISDN, a versão do meu
asterisk neste caso, tbm é a 1.0.9, neste caso estão sendo disponibilizados
60 ramais SIP, mas no total, serão 150, para 4 empresas diferentes,
utilizando recursos do Voicemail.
Esses são apenas uns exemplos de como o asterisk pode ser usado com total
tranquilidade, lembrando apenas que ele trabalha em cima de um bom hardware,
portanto a recomendação que eu acho prudente é INTEL+INTEL.
Espero ter lhe ajudado, se precisar de algo a mais é só entrar em contato.

Um abraço e bom final de semana.

Josué