[AsteriskBrasil] QOS para SIP

Rodrigo Santos de Souza rodrigostz em hotmail.com
Sexta Junho 23 15:23:58 BRT 2006

Pessoal estou implemantando um sistema de QOS para rodar o meu Asterisk
junto com a rede da empresa. Fiz uma limitação de banda para melhorar o
audio na recepção mas embora tenha limitado minha banda de tcp em apenas 20%
do total aida falha o audio do lado do asterisk. Por tcpdump verifiquei que
a grande diferença quando estou fazendo um download junto com a voz e quando
não estou, é a cadencia dos pacotes. Só com voz,  para cada pacote rtp de
saida tem um pacote rtp de entrada, já quado estou fazendo um donload junto
com a voz os pacotes não vem varios de saida agrupados e depois os de
entrada sem nenhuma cadencia. Ouvi falar que pode ser problema de buffer de
jitter. Alguem sabe como posso resolver isso e qual a melhor forma para
fazer um QOS de qualidade para o asterisk?