[AsteriskBrasil] QOS para SIP

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Segunda Junho 26 20:38:11 BRT 2006

Rodrigo,
QoS é daquelas coisas bem chatas de se acertar e cada caso é um caso.
Como está sua configuração?
Você está com o * na borda ou tem um gateway depois dele? Você está
tendo problemas na rede interna ou externa?
Para a rede interna:
1) Seu switch respeita a marcação de pacotes?
2) Os softphones/ATAs/IPphones que você está usando marcam pacotes?
3) Qual codec você está usando? (sugiro usar gsm, a qualidade é boa,
gasta pouca banda e pouco processamento, sem contar que grande parte
das funções internas do * usam gsm então você reduz a quantidade de
transcoding)

Para a rede externa:
1) Seu gateway respeita a marcação dos pacotes?
2) O que você está usando para fazer o encaminhamento?
3) Não há nada que você possa fazer quanto aos pacotes que você recebe
na WAN.
4) Não há nenhuma garantia que os rotedores fora da sua rede respeitem
a marcação dos pacotes.
5) Dificilmente você vai conseguir uma conexão que realmente te
ofereça a banda contratada, por exemplo, uma conexão de 1 Mbps da net
te garante uma banda de apenas 15~25% da banda contratada (dependendo
do plano), o resto é compartilhado.
6) Normalmente o seu upstream é livre enquanto o downstream passa por
firewalls e transparent proxies do seu provedor, o que quer dizer que
a latência do seu canal de saída é menor que a latência do seu canal
de entrada, e isso causa desconforto em quem está conversando, mais
uma vez não há muito o que se possa fazer a respeito.

Considerando tudo isso, seguem algumas recomendações sobre QoS para o
asterisk:

No sip.conf:
Para a versão do svn (não sei se funciona na versão do último release,
ainda não testei):
tos_sip=cs3
tos_audio=ef
tos_video=af41
Para versões mais antigas:
tos=ef

No seu switch/gateway:
serviço: sip_control - ToS: cs3 (decimal: 24) - Prioridade (CoS):  3
serviço: sip_audio - ToS: ef (decimal: 46) - Prioridade (CoS): 5
serviço: sip_video - ToS: af41 (decimal: 34) - Prioridade (CoS): 4

Referências:
http://www.cisco.com/univercd//cc/td/doc/product/metro/me2400/12225ex/2400scg/swqos.htm
http://www.aarnet.edu.au/engineering/networkdesign/qos/precedence.html
http://lartc.org/howto/
http://svn.digium.com/view/asterisk/team/oej/iptos/doc/README.tos?rev=8975&view=markup

Algumas coisas que podem melhorar a qualidade de voz (não
necessariamente QoS):
Você pode alterar o tamanho dos pacotes RTP que o * manda, por padrão
o frame que o * é de 20 ms, você pode enviar pacotes maiores em menor
frequência e ter um ganho na qualidade, para isso utilize o patch
descrito aqui:
http://bugs.digium.com/print_bug_page.php?bug_id=5162

Outra coisa que você pode fazer é usar o jitter buffer, que também não
é nativo para o sip no *, esse patch:
http://bugs.digium.com/view.php?id=3854 implementa o jitter buffer
para o sip.