[AsteriskBrasil] QOS para SIP

Rodrigo Santos de Souza rodrigostz em hotmail.com
Terça Junho 27 15:57:10 BRT 2006

Bernardo, muito obrigado pela atenção. Dá pre ver que tu entende do assunto.
Eu estava justamente vendo como mecher no buffer de jitter. Eu já havia
notado que isto está sendo implementado e terá parametros configuráveis no
sip.conf mas ainda não está em nenhuma versão do Asterisk. Pelo que pude ver
no patch que tu citou, é algo que está em desenvolvimento ainda e por isso
não dá para saber nem para que versão do chan_sip ele é. Tu sabe se tem algo
direto no código que possa ser feito para mecher no tamanho do buffer de
jitter? Tu sabe onde fica isto?

Obrigado

----Original Message Follows----
From: Bernardo Vieira <bernardo.vieira em terra.com.br>
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] QOS para SIP
Date: Mon, 26 Jun 2006 20:38:11 -0300

Rodrigo,
QoS é daquelas coisas bem chatas de se acertar e cada caso é um caso.
Como está sua configuração?
Você está com o * na borda ou tem um gateway depois dele? Você está
tendo problemas na rede interna ou externa?
Para a rede interna:
1) Seu switch respeita a marcação de pacotes?
2) Os softphones/ATAs/IPphones que você está usando marcam pacotes?
3) Qual codec você está usando? (sugiro usar gsm, a qualidade é boa,
gasta pouca banda e pouco processamento, sem contar que grande parte
das funções internas do * usam gsm então você reduz a quantidade de
transcoding)

Para a rede externa:
1) Seu gateway respeita a marcação dos pacotes?
2) O que você está usando para fazer o encaminhamento?
3) Não há nada que você possa fazer quanto aos pacotes que você recebe
na WAN.
4) Não há nenhuma garantia que os rotedores fora da sua rede respeitem
a marcação dos pacotes.
5) Dificilmente você vai conseguir uma conexão que realmente te
ofereça a banda contratada, por exemplo, uma conexão de 1 Mbps da net
te garante uma banda de apenas 15~25% da banda contratada (dependendo
do plano), o resto é compartilhado.
6) Normalmente o seu upstream é livre enquanto o downstream passa por
firewalls e transparent proxies do seu provedor, o que quer dizer que
a latência do seu canal de saída é menor que a latência do seu canal
de entrada, e isso causa desconforto em quem está conversando, mais
uma vez não há muito o que se possa fazer a respeito.

Considerando tudo isso, seguem algumas recomendações sobre QoS para o
asterisk:

No sip.conf:
Para a versão do svn (não sei se funciona na versão do último release,
ainda não testei):
tos_sip=cs3
tos_audio=ef
tos_video=af41
Para versões mais antigas:
tos=ef

No seu switch/gateway:
serviço: sip_control - ToS: cs3 (decimal: 24) - Prioridade (CoS):  3
serviço: sip_audio - ToS: ef (decimal: 46) - Prioridade (CoS): 5
serviço: sip_video - ToS: af41 (decimal: 34) - Prioridade (CoS): 4

Referências:
http://www.cisco.com/univercd//cc/td/doc/product/metro/me2400/12225ex/2400scg/swqos.htm
http://www.aarnet.edu.au/engineering/networkdesign/qos/precedence.html
http://lartc.org/howto/
http://svn.digium.com/view/asterisk/team/oej/iptos/doc/README.tos?rev=8975&view=markup

Algumas coisas que podem melhorar a qualidade de voz (não
necessariamente QoS):
Você pode alterar o tamanho dos pacotes RTP que o * manda, por padrão
o frame que o * é de 20 ms, você pode enviar pacotes maiores em menor
frequência e ter um ganho na qualidade, para isso utilize o patch
descrito aqui:
http://bugs.digium.com/print_bug_page.php?bug_id=5162

Outra coisa que você pode fazer é usar o jitter buffer, que também não
é nativo para o sip no *, esse patch:
http://bugs.digium.com/view.php?id=3854 implementa o jitter buffer
para o sip.