[AsteriskBrasil] HDLC Bad FCS (8)

Alex Robertson agr.listas em gmail.com
Quarta Junho 28 11:39:47 BRT 2006

> Alguém de vocês já passou por este erro abaixo?
> Jun 28 02:25:03 NOTICE[31148]: chan_zap.c:8207 pri_dchannel: PRI got event:
> HDLC Bad FCS (8) on Primary D-channel of span 1

Os canais dessa PRI não estão caindo de tempos em tempos?

Tive este problema na primeira instalação de Asterisk que eu fiz.
Depois de muito tempo de bateção de cabeça, notamos três coisas:

1) Utilizamos uma placa mãe que não era compatível. ;-(
Ainda não tinha (ou não procuramos direito) no site da Digium uma
lista com placas sabidamente ruins para a placa TDM deles.
Usávamos uma placa mãe da intel com chipset VIA. Batemos cabeça e
trocamos por uma intel com chipset intel. Melhorou muito.

2) Placa PCI mau encaixada na placa mãe.
Sabe quando as placas PCI não aparafusam direito no gabinete? Ou
prende no gabinete,  ou dá uma "soltadinha" no slot.
Pois é! O técnico que tinha montado a máquina fez isso. Só percebemos
quando fizemos uma revisão no hardware.

3) A posição da placa E1 em relação a outras placas PCI (Rede, MD3200,
etc) INTERFERE no correto funcionamento da E1.
Pelo menos foi o que constatamos há mais ou menos um ano atrás.
Possível problema no isolamento do circuito que faz o
clock/sincronismo da placa digium.

Espero ter ajudado.
[]s
--