[AsteriskBrasil] Duvidas sobre ASTERISK, A@H e SKYPE

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quarta Junho 28 18:13:14 BRT 2006

Leandro Aparecido Rodrigues Alves wrote:

> Bom dia Srs,
>
> Preciso de um esclarecimento...
>
> Gostaria de montar um servidor baseado no ASTERISK que ao ligarem
> para um determinado numero, este servidor atendesse e tivesse uma
> URA para solicitar a pessoa que ligou o ramal desejado e quando
> este ramal fosse digitado, a ligação fosse transferida
> automaticamente.

Sim. Não só é possível como bem fácil.

> Caso ninguem atendesse, a secretária eletronica atenderia e
> anotaria o recado deixado.

Anotaria o recado?! Gravar o recado é moleza, avisar ao usuário que
ele tem um recado (por email/sms) também não é tão difícil. Agora,
anotar o recado deve ser mais complicado. Sei que com o festival dá
para fazer o asterisk ler um texto e na API do Asterisk tem os hooks
para outros softwares de reconhecimento de voz
(http://www.asterisk.org/doxygen/AstSpeech.html) , como, por exemplo,
o Sphinx (http://cmusphinx.sourceforge.net/html/cmusphinx.php). Mas eu
não me aventuraria a mexer com isso...

> Isso é possivel fazer com o ASTERISK???Pode ser feito com o
> ASTERISK em HOME <mailto:ASTERISK em HOME>?

Nunca mexi com o asterisk em home mas uso o freepbx (acho que o
asterisk em home é baseando no freepbx, senão é bem parecido) então deve
dar para fazer. No freepbx 2.1.0  + tem um módulo que chama IVR para
montar a ura que é bem intuitivo.

> Se possivel estarei usando o SKYPEIN e SKYPEOUT...será que é
> possivel?

Hmmm.... a resposta curta é não. Se você quiser se aventurar:
http://www.voip-info.org/wiki-bounty+skype

> Caso alguém puder sanar essa minha duvida, estou diariamente logado
>  no GOOGLE TALK (laralves em gmail.com <mailto:laralves em gmail.com>)

Bom, se eu te respondesse por IM não seria muito beneficente aos
outros usuários da lista, melhor manter a troca de informações por
aqui mesmo. ;) Qualquer dúvida, use a lista.