[AsteriskBrasil] qualidade em diferentes dispositivos voip .. atas e gateways ..

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quinta Março 2 22:20:56 BRT 2006

Allan D. Piske wrote:
> Oi pessoal ...
>
> Ha realmente diferenca na qualidade das chamadas voip
> ( INDEPENDENTEMENTE DE PROVEDOR )
> no uso de dispositivos voip diferentes ?

Sim, com certeza absoluta...
Nao confunda codecs com implementacoes dos mesmo.
Exemplo, existem diversas opcoes para PLC (packet loss concealment),
alguns implementam de uma maneira, outros de outra, outros nao tem PLC.
Outro exemplo, jitter buffer. Adaptativo, ou fixo.
A propria Global IP Sound vende software "adicional" para fabricantes de
hw VOIP, para implementar melhorias adicionais na qualidade de voz em
condicoes de perda de pacotes/jitter, que alguns podem comprar dela, em
vez de implementar.

Alem disto, FAX T.38, Como trabalha com DTMF, a implementacao da pilha
SIP (para por exemplo suportar reinvite, suportar as varias modaldies de
nat traversal e etc, tudo que altera o voice path).