[AsteriskBrasil] RES: qualidade em diferentes dispositivos voip ..atase gateways ..

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Março 3 11:12:26 BRT 2006

Allan D. Piske wrote:
> Certo ..
>
> Considero valido o seu comentario .. mas fugiu um pouco do que eu quis dizer
> Eu to falando de supostamente  UM LOCAL SOH .. UM SOH PROVEDOR (
> independente de qual for ), E EQUIPAMENTOS DIFERENTES(marcas e modelos)
> ALTERAREM A QUALIDADE DA VOZ ( supostamente todos utilizariam os mesmos
> codecs )

SIM...ALTERA...:-)..

O que acontece e' que mesmo em um mesmo provedor, ligacoes terminando em
localidades diferentes podem ter qualidade diferente por causa do
Gateway do OUTRO LADO..
Um exemplo que eu sou familiar com, (disclaimer, trabalho na Nortel), as
VSP2, cartoes bem mais antigos de voz para os gateways MG15k, tinha
jitter buffer fixo, vsp3 e mais recentes, tem jitter buffer adaptativo.
Isto quer dizer que ligacoes do mesmo lugar de origem, terminando em
cartoes diferentes no mesmo gateway de destino, poderiam ter qualidade
melhor ou pior em funcao da rede, e etc..EM ADICAO ao gateway terminando
a chamada..