[AsteriskBrasil] QOS e VoIP

Nivaldo Junior junior em remoto.com.br
Quarta Março 8 21:35:01 BRT 2006

Pessoal,

Estou enfrentando um grande problema na qualidade do serviço de VoIP. Temos um
link de Internet em um shopping e compartilhamos o link para a lojas.
Vendemos várias velocidades e controlamos a banda das lojas usando CBQ.
Estamos vendendo VoIP para as lojas, mas agora precisamos colocar uma
prioridade no tráfego de voz.
Minha pergunta: Como que eu posso fazer para continuar limitando a banda das
lojas na navegação, mas dando prioridade aos pacotes que vão para o server
Asterisk?
Já testei com htb, com cbq, mas não funciona. Por que o que acontece é que o
link está sendo consumido na hora que entra o tráfego de voip demoro um pouco
para que o server consiga adequar a banda e esse tempo é suficiente para que
o cliente desligue o telefone.
Precisaria de uma solução que priorizasse o pacote de VoIP. Alguém tem alguma
sugestão ou já fez algo do tipo?

Agradeço desde já e abraço a todos!
:)

--