[AsteriskBrasil] QOS e VoIP

Allan D. Piske zyryz em terra.com.br
Quarta Março 8 22:22:12 BRT 2006

VLAN

utilize um switch gerenciavel ( ha modelos com limitacao de velocidade e
priorizacao tambem ) com suporte a vlan

e utilize ATAs que consigam marcar a coneccao voip para uma vlan especifica

por exemplo, o ht496 da grandstream faz isso.

entao esses pacotes dessa vlan vc nao aplica controle de rafego .. nas
restantes sim ..
cbq nao eh muito eficiente .. tente usar o ipfw do freebsd ou entao utilize
um dispositivo ou roteador especifico para qos.

ha solucoes nacionais a preços bem acessiveis ..

att,

Allan
ZyRyZ Networks
www.zyryznet.com

----- Original Message -----
From: "Nivaldo Junior" <junior em remoto.com.br>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Wednesday, March 08, 2006 9:35 PM
Subject: [AsteriskBrasil] QOS e VoIP

Pessoal,

Estou enfrentando um grande problema na qualidade do serviço de VoIP. Temos
um
link de Internet em um shopping e compartilhamos o link para a lojas.
Vendemos várias velocidades e controlamos a banda das lojas usando CBQ.
Estamos vendendo VoIP para as lojas, mas agora precisamos colocar uma
prioridade no tráfego de voz.
Minha pergunta: Como que eu posso fazer para continuar limitando a banda das
lojas na navegação, mas dando prioridade aos pacotes que vão para o server
Asterisk?
Já testei com htb, com cbq, mas não funciona. Por que o que acontece é que o
link está sendo consumido na hora que entra o tráfego de voip demoro um
pouco
para que o server consiga adequar a banda e esse tempo é suficiente para que
o cliente desligue o telefone.
Precisaria de uma solução que priorizasse o pacote de VoIP. Alguém tem
alguma
sugestão ou já fez algo do tipo?

Agradeço desde já e abraço a todos!
:)