[AsteriskBrasil] QOS e VoIP

Allan D. Piske zyryz em terra.com.br
Quinta Março 9 10:38:49 BRT 2006

o HT pelo que pude notar ele tem um limite no troughput do tragedo que passa
atraves dele .. so que eu nao chamaria isso exatamente de qos .. nao tive
ainda como fazer testes pra ver como realmente ele se comporta.

tenho instalado bastante o rt31p2 da linksys configurado pra limitar a banda
por porta, so que me párece que ele limita somente o upload .. mas pelo
menos os lcientes nao tem reclamado, tambem nao tive como fazer testes mais
aprofundados mas ja vi que nao eh o que deveria ser o controle de banda
dele.

ate hoje todos os atas que eu cheguei a ver tem algum tipo de marcaçao de
pacotes para prioridade, mas isso nao adianta de nada se o roteador onde ele
esta ligado nao reconhece isso.
os modelos com roteador tipo sipura 2100 e os ht routers da grandstream eu
lembro que tem um campo pra associar VLAN. com isso vc pode usar um switch
gerenciavel pra separar o trafego de voz atraves da vlan.

----- Original Message -----
From: "Gmail - Whinston Rodrigues" <whinstonsaurarodrigues em gmail.com>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Thursday, March 09, 2006 8:11 AM
Subject: Re: [AsteriskBrasil] QOS e VoIP

   Allan, quer dizer então que o HT em si não faz QoS, ele apenas
marca os pacotes para que um equipamento "a frente" dele saiba como
gerenciar os pacotes?
   Já testei alguns equipamentos (grandstream, sipura, linksys,
zt-1000, draytek, etc.) e na prática, apenas zt-1000 e draytek vigor
2900v tiveram priorização da voz sobre os outros dados.
   Inclusive o Vigor2900v tem uma WAN e 4 LAN com VLAN.

Em 08/03/06, Allan D. Piske<zyryz em terra.com.br> escreveu:
> [...]
>
> utilize um switch gerenciavel ( ha modelos com limitacao de velocidade e
> priorizacao tambem ) com suporte a vlan
>
> e utilize ATAs que consigam marcar a coneccao voip para uma vlan
> especifica
>
> por exemplo, o ht496 da grandstream faz isso.
>
> entao esses pacotes dessa vlan vc nao aplica controle de rafego .. nas
> restantes sim ..
> cbq nao eh muito eficiente .. tente usar o ipfw do freebsd ou entao
> utilize
> um dispositivo ou roteador especifico para qos.
>
> ha solucoes nacionais a preços bem acessiveis ..

Whinston Saura Rodrigues
         BoxBrasil

http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=zyryz&_l=1,1141902792.670473.2727.mueru.terra.com.br,7024,Des15,Des15