[AsteriskBrasil] QOS e VoIP

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quinta Março 9 11:00:49 BRT 2006

Allan D. Piske wrote:
> o HT pelo que pude notar ele tem um limite no troughput do tragedo que passa
> atraves dele .. so que eu nao chamaria isso exatamente de qos .. nao tive
> ainda como fazer testes pra ver como realmente ele se comporta.
>
> tenho instalado bastante o rt31p2 da linksys configurado pra limitar a banda
> por porta, so que me párece que ele limita somente o upload .. mas pelo
> menos os lcientes nao tem reclamado, tambem nao tive como fazer testes mais
> aprofundados mas ja vi que nao eh o que deveria ser o controle de banda
> dele.

E' principio basico que voce (*) NAO pode controlar o trafego inbound,
estando somente 'do seu lado do link'.
Exemplo, se algum sujeito lhe manda uma rajada de trafego, sobre o seu
pobre T1, mesmo que voce descarte 90% do trafego, o link ja foi
utilizado pelo trafego...

(*) nojeiras a parte, existem dispositivos que podem controlar trafego
TCP manipulado janela e etc..contando com a maneira que o TCP funciona..
(meio que self-clocking, se ajusta a perda de pacotes e RTT).
Eu sei que nos (Nortel) temos, e presumo que outros tenham esta feature
em produtos de controle de trafego (ITM no meu caso).
Os criadores do modelo end-to-end devem se contorcer no tumulo.