[AsteriskBrasil] Dúvida cruel R2 ou ISDN

Manzini - Commlogik BR manzini em commlogik.com.br
Quinta Março 16 20:00:14 BRT 2006

Huander e Comunidade ASTERISK,

Não sou exatamente o técnico para esta informação porém, na prática o que
tenho visto é que independentemente das tecnologias das placas, se
Intel/Dialogic, DIGIUM, Aculab, BrookTrout, Pika ou Ai-logix/AudioCodes,
NMSS, etc., ambas tem conexão com R2 e, cada “desenvolvedor” tem sua própria
“customização” para o R2 utilizado, já que infelizmente, cada país da
América Latina tem um R2 com características particulares, dificultando que
os Srs. fabricantes das placas e system releases, tenham uma única “fórmula”
para todos os tipos de R2 disponíveis, inclusive na Europa e alguns países
da Ásia.

Então, aí é que entra a habilidade dos Srs. desenvolvedores, em ter em seus
aplicativos e soluções, um componente específico para “tratar” o R2 de
acordo com o país em que sua solução vai estar em produção.

Normalmente, essa habilidade é tratada como um “expertise” da empresa tal,
do desenvolvedor tal, não existindo compartilhamento “dessa habilidade”
entre o pessoal.

Certo ou errado, não estou aqui julgando ninguém nem os mercados, acredito
que mesmo dentro da Comunidade ASTERISK/DIGIUM exista essa dificuldade, pois
no fundo, ela é um diferencial entre aqueles que desenvolvem aplicativos de
telefonia, exatamente como acontece nos outros países e, temos clientes que
desenvolveram seu próprio R2 para operar com ASTERISK/DIGIUM e, como falei
anteriormente, não vão disponibilizar para os outros, dificultando ou
criando um obstáculo diferencial nas concorrências do dia a dia.

Como a solução ASTERISK é americana e as placas também, se você for usar
ISDN (padrão Euro ISDN-CTR4), você verá que a utilização da placa será
plenamente total, mais rápida e normal, pois a origem dela é para êsse tipo
de “protocolo” e da solução também, a exemplo de outras várias que estão em
operação no Brasil e em vários outros paises da América Latina.

Como falei no início, não sou o cara com formação técnica para explicar
tecnicamente para vocês o que ocorre porém, tenho certeza que, mesmo no meu
linguajar, me fiz entender.

Porisso que sempre ví essa coisa do mundo “software livre” com muita
cautela, porque no fundo, não é tão livre assim.

Outra comparação interessantíssima é com o uso de LINUX, no lugar de
Microsoft.

Vocês já repararam o quanto custa o tal FEDORA ou RED HAT para se utilizar
com o LINUX software livre ?

E aí, quem paga a conta ? No final, não muda muito não é ?

O que acho muito bom no ASTERISK por exemplo, é que a solução está
praticamente pronta, precisando de um acabamento ou elaboração de uma
interface para o usuário final, intuitiva e que permita todo tipo de
customização e configuração, sem que ele fique dependente eternamente de uma
equipe técnica para criar um ramal, ou criar um nôvo atendente, criar um
grupo de atendimento específico, dar preferência ao atendimento de ligações
que “cheguem” na plataforma com degrau tarifário mais caro, principalmente
quando o recebedor das ligações é quem as está pagando, através de um 0800,
etc., etc., etc..

Até que conseguí “filosofar”um pouco mais do que o normal e espero ter
podido contribuir com todos da comunidade, principalmente aqueles que estão
chegando agora.

Quase ia me esquecendo de que realmente, para nenhuma das tecnologias que
mencionamos o R2 foi rejeitado quando de suas homologações e certificações,
muito pelo contrário. O R2 Brasil por exemplo roda em todas as placas porém,
como disse anteriormente, é necessário que haja uma adaptação do
aplicativo/solução desenvolvida para se aproveitar tudo e se entender tudo
da sinalização R2 Brasil, ou alguma coisa vai falhar, contrariamente a
perfeição da operação de aplicativos, soluções e hardwares que se utilizam
de ISDN, principalmente na identificação de uma chamador e na rapidez da
conexão após a discagem.

Abraço à todos e me desculpem se “pulei” alguma informação importante ou se
passei por cima de algum conceito. Como disse, não sou técnico porém,
vivencio êste mercado de telefonia computadorizada desde 1996, e em vários
países.

Abraço grande à todos.

Manzini

COMMLOGIK DO BRASIL LTDA
Carlos Wagner Manzini – Diretor Geral
manzini em commlogik.com.br
www.commlogik.com <http://www.commlogik.com/>
55+11+5503-1011 ext.102
55+11+5506-1033 fax
Av.das Nações Unidas, 13797 - Bloco II - 6º andar
Morumbi - SP/SP - Brasil - CEP 04794-000