[AsteriskBrasil] Asterisk com Internet

Gmail - Whinston Rodrigues whinstonsaurarodrigues em gmail.com
Sábado Março 18 08:14:34 BRT 2006

   Eu tinha uma estrutura dessa num projeto de uma empresa com 16 filiais.
   Havia um servidor em cada empresa ligada ao grupo com placas analógicas
ligadas ao PABX. Por mais que eu explicasse e mostrasse dados que o servidor
deveria ser uma máquina boa, pra aguentar o tranco, quiseram colocar
qualquer máquininha achando que iria aguentar e não deu outra: qualidade
horrível nas chamadas.
   Posteriormente resolveram colocar uma única máquina na matriz, essa sim,
de grande porte. Mas ae o problema foi outro: banda.
   No final, optaram pelo que eu havia falado desde o início: tercerizar.
   Fica muito mais confiável entregar um recurso tão estratégico pra quem
sabe o que está fazendo e tem know-how no assunto, do que tentar desenvolver
algo "em casa" e correr o risco de ter um recurso tão importante como esse
de forma insatisfatória.
   Atualmente pagamos R$ 5 por conta/ mês e nunca mais tivemos problema de
performance. Estamos utilizando o Codec g729a e está tudo bom, tanto pra
falar de sip x sip, como para a pstn.

--
Whinston Saura Rodrigues
         BoxBrasil