[AsteriskBrasil] RES: RES: Asterisk Grande Porte

Ciro A. Toscano ciro em sntbsb.com.br
Segunda Março 20 13:35:21 BRT 2006

Corretamente!

Mas considero um ambiente de grande porte, composto de várias partes, e
a WAN faz parte disso!

Cada Codec tem sua tecnologia de empacotar X ms de voz em cada pacote do
protocolo utilizado.

E isso afeta a tecnologia, pode não afetar o "asterisk", mas ele é
apenas uma parte do "todo".

Exemplo disso, compensa mais G729/SIP/PPP ou GSM/IAX2/Frame Relay...
(isso deixa claro o que quis dizer)
Depende da avaliação Custo x benefício.

Minha visão não é só asterisk, ou equipamento que vai rodá-lo. Lan, Wan,
Protocolos, etc... redundância, balanceamento de carga, etc, etc, etc...
Isso pode ser alheio ao asterisk, mas em um ambiente de grande porte,
poucos Bytes por segundo em um BUS de dados, seja memória ou
Armazenamento, ou até mesmo a nível de LINK, faz diferença!

Só não quis na msg anterior falar sobre isso, mas... já que vc entrou no
assunto...

Ciro A. Toscano
Gerente de Tecnologia
ciro em sntbsb.com.br