[AsteriskBrasil] Asterisk Grande Porte

Marcos Kirchhoff mmalves em kirchhoff.com.br
Terça Março 21 14:00:32 BRT 2006

Srs.,

 sou engenheiro de Telecomunicações há 15 anos e atendo as centrais de
diversas empresas de telecom do país com projetos de sistemas e soluções. A
minha opinião sobre o Asterisk: o núcleo da arquitetura é bom e supre os
principais requisitos de funcionalidades exigidos pelas maiores estruturas
que conheço. O "tudo em um" do Asterisk pode ser encarado mais como um
pacote no qual você pode usar realmente tudo em um só hardware ou em módulos
separados. Por exemplo, fiz um desenho em que um Asterisk funciona somente
como gateway para ISDN/E1 e outros atendem os ramais. Assim tenho uma
megaestrutura dinâmica e escalonável com dois níveis físicos, contingência e
escalonamento dinâmicos.
Note que toda esta funcionalidade só  pode ser desfrutada por engenheiros ou
técnicos especializados que montem suas soluções usando o * como base, ouse
seja, o * não é um produto pronto para ser vendido mas é uma ferramenta
sensacional que reduz, no meu caso, em mais de 70% o tempo e o trabalho no
desenvolvimento de soluções. Nesta visão, como engenheiro, é exatamente isto
que preciso: uma ferramenta que enriqueça meus recursos e agilize meu
trabalho.
    A mensagem do Asterisk, assim como de outros PABX e sistemas open source
do mercado, é simples: acabou o tempo de leigos engravatados ganharem
dinheiro com tecnologia sem fazer nada. Agora é hora de disputarmos de igual
para igual com grandes corporações, pois formamos uma rede de engenheiros e
técnicos mais forte que qualquer laboratório de tecnologia já visto e todos
cuidamos dos problemas de cada um...
    Quanto à possibilidade de crescimento, bastaria que o * gerenciasse um
único canal e fosse escalonável. Desta forma, tenho certeza que muita gente
aqui da comunidade teria capacidade técnica fazer uma central de porte
somente em cima disto.
                                        Marcos Alves

Obs: por trabalhar com Threads independentes, o tráfego de um canal é igual
ao de 1000 e refelete-se simplesmente no uso do processador.  O grande
segredo dos sistemas, sejam de telefonia, sejam de informática simples, é a
escalabilidade, ou seja, se eu fizer um processo estável que não conflite
com uma eventual estância adicional dele mesmo, o meu crescimento é somente
limitado pela capacidade da máquina.
Hoje eu uso 60 canais e tenho um processamento de 3% em uma máquina média
tratando algo como 35.000 chamadas/mês.