[AsteriskBrasil] Asterisk Grande Porte

Thiago Marinello Paulino Cesar thiago.marinello em gmail.com
Segunda Março 20 18:19:45 BRT 2006

On 3/18/06, fabio em syma.com.br <fabio em syma.com.br> wrote:
> Boa noite a todos.
> Tenho um comentário a fazer, e gostaria que me ajudassem com alguns cases,
> obrigado.
> Bom teve um pessoal da empresa que trabalho que foram para a telexpo em
> são Paulo, tiveram conversa com alguns engenheiros que não sei dizer
> exatamente quem são, pois ainda não conversei com essas pessoas que foram
> a feira, onde esses engenheiros falaram que o asterisk não pode ser
> utilizado em um ambiente de grande porte, do tipoo mais de 300 usuários,
> bom eu não concordo com essas pessoas acredito que o asterisk está estável
> [...]

Bom, vou mostrar a minha visao sobre o Asterisk e acredito que possa
ser semelhante a dos tais engenheiros que conversaram com seu amigo.
(talves por que eu tambem seja engenheiro e trabalhe em um centro de
pesquisas em telecom :o)

A problematica do asterisk é que ele quer resolver todos os problemas
ao mesmo tempo. Ele se propoe a ser o tudo em um, e assim fica dificil
avaliar a sua performance e criar um ambiente escalavel de forma
estavel e gerenciada.

Isso realmente se torma um ponto fraco e de certo modo um contrasenso
em relacao a tendencia da arquitetura OPT (open packet telephone), que
visa justamente quebrar em camadas bem definidas e independentes a
rede de telefonia.

Eu vejo um grande potencial no asterisk e em toda a comunidade que o
rodeia, podem o rumo que seu desenvolvimento (e uso) vem tomando é de
suprir necessidades de pequeno porte, por isso ateh eu nao condeno sua
arquitetura. O foco realmente é diferente.

Para solucoes de grande porte temos que apelar para outro tipo de
arquitetura, nao adianta simplesmente querer compra a maquina mais
potente do mercado para rodar o asterisk.

Uma ilusao comum quando se fala em performance do asterisk é ouvir
dizer que existem instalacoes com 1000 terminais, por exemplo, e se
impressionar. Apenas essa informacao nao quer dizer nada, é preciso
saber o volume e o perfil do tráfego que corre na rede.

--
 []'s
 Thiago Marinello Paulino Cesar

 " Join us now and share the software;
   You'll be free, hackers, you'll be free. "