[AsteriskBrasil] Problemas com Nat

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Segunda Março 27 19:25:43 BRT 2006

Lucio Gonzalez wrote:
> Pessoal to com problemao com Nat nos clientes meu asterisk tem link dedicado e tal Ip publico,  mas meus clientes todos usam PAP2 e  tem ligaçoes qeu do outro lado nao escuta......,   as veces e o usuario que nao escuta outras veces e o cliente..... alguma LUZ..........

SIP e' um protocolo nao "NAT-Friendly", portanto, voce nao pode
simplesmente esperar que "ligou, funcionou" em todos os casos.

Existem varias maneiras de fazer funcionar, algumas envolvem
configuracao manual do IP no SIP UA, outras envolvem uso de STUN para
'autodeteccao' do tipo de NAT e o seu IP externo, tudo documentado no
www.voip-info.org em melhor ou pior 'nivel'. Outras solucoes envolvem um
tipo de 'caixa no meio' para detectar o NAT, e fazer a 'magica'
independente dos SIP UAs.

Alem disto, existem diferentes situacoes para o voice-path, se a voz vai
direto de um cliente ao outro, ou se passa pelo asterisk 'central'.
Sugiro que primeiro voce de uma olhada no 'gigantesco' material que e'
coberto no wiki acima, e nas mailing lists relevantes.