[AsteriskBrasil] medição de qualidade no Asterisk

Gabriel Leitao gabriel.leitao em gmail.com
Segunda Março 27 20:16:58 BRT 2006

Olá pessoal,

Estou precisando de uma ajuda com relação a informações sobre como o
Asterisk trata a conversão Analogico / Digital. Tipo... no meu projeto
preciso medir QoS no Asterisk e depois propor soluções de melhoria... mas
como medir QoS no *? Alguem jah fz alguma investigação desse tipo? Como o
ambiente que eu montei aki mescla VoIP com PSTN o mais lógico seria medir a
qualidade numa chamada VoIP / PSTN e vice-versa. Uma solução que eu pensei
foi colocar dois * interligados atraves da PSTN (cada um com o seu numero
telefonico e talz) e realizar uma chamada cujo caminho fosse VoIP -> PSTN ->
VoIP para poder medir a qualidade, mas aí eu esbarro num problema. Pois, o
método utilizado para medir a qualidade eh o "Modelo E" da ITU-T, temos aqui
uma implementação dele pra VoIP (por isso o ambiente VoIP-PSTN-VoIP) porém
acho q haverá uma perda acumulada da qualidade devido às conversões
Digital/Analogico e analogico/digital. por isso, se alguem tiver alguma
ideia  ou suposicao ou mesmo se souber como o asterisk trata a conversao dos
sinais por favor me responda.

Cordialmente,

Gabriel de Souza Leitao
PIBIC - CNPq - GRSE