[AsteriskBrasil] Distribuição Linux

Fernando Gomes fernando.gomes em ciavox.com
Terça Março 28 11:05:04 BRT 2006

Leandro,

Estou utilizando o FreeBSD (que não é Linux... é BSD!... mas para o
usuário final quase não tem diferença).
Os critérios que considerei foram:

1. Estabilidade : o FreeBSD tem um longo (e as vezes um pouco demorado)
ciclo de desenvolvimento e estabilização até ser considerado release de
produção. Isto garante um produto mais consolidado que outras
distribuições que são feitas na correria.

2. Segurança: o FreeBSD é considerado uma das distribuições mais seguras
e livres de back doors. É utilizada por cerca de 50% dos websites mais
estáveis da internet. [Li isto em algum lugar... mas não tenho o link]

3. Mercado: o FreeBSD é utilizado pela Apple. Na verdade, o MacOS X
Tiger é um FreeBSD mais as camadas proprietárias da Apple para acesso ao
hardware e tratamento gráfico. Utilizando o FreeBSD, sua instalação
Asterisk está virtualmente preparada para migrar para o hardware da
Apple, se assim você desejar. Com isso, o FreeBSD atende bem ao hardware
PC e Apple, além de diversas outras plataformas suportadas.

Desvantagens:

1. Pode ser que o FreeBSD não reconheça seu kit multimidia, ou sua placa
aceleradora gráfica, etc. A menos que você só tenha um computador em
casa... isto não é um problema grave.

2. Você não vai encontrar empacotamentos prontos (chamados "ports") para
as versões mais recentes do Asterisk e de diversos outros programas,
etc, etc, etc. Isto é proposital: Os ports só são liberados quando a
comunidade entende que aquela versão é estável e suficientemente boa
para ser considerada "produção". Mas nada impede que vc baixe versões de
teste do CVS / SVN e compile em sua máquina. É por sua conta e risco. Eu
não recomendo. Vc vai perder um tempo animal brigando com coisas que não
interessam.

[]s

Fernando Gomes
http://www.ciavox.com/wiki