RES: [AsteriskBrasil] Distribuição Linux...

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Terça Março 28 11:55:17 BRT 2006

On Tuesday 28 March 2006 11:40, Julio Arruda wrote:
> Eu e ao menos mais dois conhecidos estamos todos rodando Debian com 2.6
> (sarge), Asterisk direto dos repositorios debian dos apt(se nao me
> engano, o 1.2.x esta no etch ou no sid), sem problemas.

Eu uso Debian também, Sarge, mas com backports feitos por mim do 1.2.x do
Unstable e kernel padrão do Debian 2.6.8 e 2.6.15. Até aqui nenhum problema.

> E' uso pessoal nos 3 casos, mas nao creio que a experiencia de outros
> sera muito diferente.

Bom, eu sou suspeito sobre Debian, porque uso há bastante tempo (usava
Slackware, então acho que dá pra comparar com algo "mais BSD" como ele). Acho
que 1. a estabilidade e maturidade, 2. a facilidade de personalização, 3. a
simplicidade de administração e 4. as contantes atualizações de segurança e
features/versões dos pacotes são as maiores vantagens no caso do Debian.

Eu tenho contato com uma base de Asterisk toda em Fedora que agora está sendo
inteiramente migrada pra Debian (bem aos poucos). Acho que dá pra confiar
mais nele do que em algo assim como o Red Hat, Fedora etc. CentOS nem pensar.

PS: acrescente a lista o fato de que vários desenvolvedores de coisas VoIP
acompanham o Debian de perto e ajudam nele (como é o caso exemplar dos
autores do OpenSER.org e Ekiga, o antigo gnome-meeting)

--
caio[1982] begotti
http://caio.ueberalles.net