[AsteriskBrasil] QOS

Edson Gellert Schubert egschubert em gmail.com
Sexta Março 31 13:04:53 BRT 2006

Julio,

Permita-me discordar levemente de sua preocupação em sua sugestão de número
2. Ela somente faz sentido se você tiver controle de todo o PATH entre o UA
e o Asterisk, caso contrário, entendo que é desperdício de massa cinzenta.
Afinal, vc só vai poder controlar os pacotes que estão chegando através de
processo de descarte.

Como o tráfego é UDP, o originador nem vai querer saber se o pacote chegou
ou se foi descartado. Ou seja, regular as portas dos Uas não refresca em
nada... a banda já foi consumida... e a comunicação do leg *->UA ocorre em
porta definida no RTP.CONF. Basta regular isto que fica de bom tamanho.

MAS, permita-me acrescentar uma constatação pessoal: se na origem for usado
e-mule, bittorrent, etc, mesmo alocando-se somente 1Kbps (o mínimo) num QoS
HTB (alguém usando CBQ?), não permita a esta fila ocupar toda a banda
'prevista'... mesmo com prioridade de tráfego, este tipo de tráfego derruba
o RTP... Horrível, mas real...

Edson