[AsteriskBrasil] QOS

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Março 31 13:21:36 BRT 2006

Edson Gellert Schubert wrote:
> Julio,
>
> Permita-me discordar levemente de sua preocupação em sua sugestão de número
> 2. Ela somente faz sentido se você tiver controle de todo o PATH entre o UA
> e o Asterisk, caso contrário, entendo que é desperdício de massa cinzenta.
> Afinal, vc só vai poder controlar os pacotes que estão chegando através de
> processo de descarte.

Imagine que voce tem um escritorio com 10 IP phones, e um asterisk.
Estes IP Phones, em teoria, podem ligar para fora, via por exemplo um
Vono ou algo assim.
O voice path neste caso, no outbound ou no inbound, poderia ser do seu
IP phone, diretamente para os gateways da Vono.
No seu upstream, voce tem um Cable modem, ou um DSL, com upstream de
256k por exemplo.
Se voce quiser ter qualidade na saida, voce tem que tratar nao so o
trafego RTP outbound do proprio asterisk, como o dos UAs, concorda ?

> Como o tráfego é UDP, o originador nem vai querer saber se o pacote chegou
> ou se foi descartado. Ou seja, regular as portas dos Uas não refresca em
> nada... a banda já foi consumida... e a comunicação do leg *->UA ocorre em
> porta definida no RTP.CONF. Basta regular isto que fica de bom tamanho.

Nao, nao e' verdade, o RTP.CONF so controla a conversacao com o
asterisk. Se o asterisk nao estiver no voice path (exemplo detalhado
acima), babau.

> MAS, permita-me acrescentar uma constatação pessoal: se na origem for usado
> e-mule, bittorrent, etc, mesmo alocando-se somente 1Kbps (o mínimo) num QoS
> HTB (alguém usando CBQ?), não permita a esta fila ocupar toda a banda
> 'prevista'... mesmo com prioridade de tráfego, este tipo de tráfego derruba
> o RTP... Horrível, mas real...

Humm..nao sei se entendi, usando HTB, voce esta falando outbound, neste
caso, HTB funciona, desde que voce tenha configuracao correta.
Eu uso em casa, e funciona 'muito bem' (passou o wife-acceptance-factor
ao menos).