[AsteriskBrasil] Fw: Re: travamento Grandstream

Allan D. Piske zyryz em terra.com.br
Quarta Maio 3 19:49:38 BRT 2006

Tive casos de travamentos com grandstream tambem

Foi um dos motivos pelos quais nao estou mais trabalhando com grandstream.
Esse travamento que eu pude notar ele para totalmente de responder ficando o
led geralmente aceso verde.
Se tiver algum micro ligado nele tambem nao roteaia mais.
TRava mesmo .. so desligando e ligando novamente.

Casos de desconneccao da linha podem acontecer quando os atas estao "atras"
de um NAT, pois o roteador quando abre a coneccao(o mapeamento nat)
geralmente tem um tempo limite pra essa coneccao se manter, ou seja, um
timeout. Alguns usam timeout apos para o trafego, outros tem timeout fixado,
etc .. depende do roteador.
Pra isso que existe o NAT Keepalive em alguns ATAs ( como o PAP2 por
exemplo )

O pap2 em geral é um ata muito bom por ter muitas opcoes avançadas para
"resolver problemas", e em geral a qualidade de audio é boa. Porem nao
recomendo para 2 linhas simultaneas nem para ambientes onde nao há outro
dispositivo fazendo QoS. Pois como o PAP2 nao é roteador, ele nao possui QoS
e ai acontecem problemas serios, principalmente picotamento.

Acho que era isso pessoal,

Abraços,

Allan.