[AsteriskBrasil] Qualidade das ligacoes asterisk e openser

SERGIO GUIMARAES FAULHABER serfau em acessa.com
Quinta Maio 4 17:41:58 BRT 2006

Oi todos,

estou utilizando o Asterisk com sucesso já algum tempo.
Algum tempo para cá, atualizei da versao 1.0.7 - 1.0.9 e 1.2.4 .
Estou notando agora que  a qualidade das ligaçoes piorou muito.
Muita metalizacao, picote e erros de conexao sip com outros provedores.
Trabalho aqui com 6 provedores voip e junto com queda da conexao ,
vieram os problemas de conexao com os outros provedores.
Agora temos muitas ligacoes que atendem e caem, ficam mudas ou não
completam.
Desconfiei do meu link internet mas resolvi fazer um teste com o openser
e mediaproxy.
Instalamos o openser e o mediaproxy na mesma maquina do asterisk .
Para a nossa surpresa, as ligacoes feitas com uma ata ligado no openser
via operadora voip ficaram muito superior a uma ata ligado ao asterisk e
utilizando a mesma operadora voip.
Enquanto via openser falava normalmente , com o asterisk a ligacao
ficava metalizada e picotando.
Descartei o problema do link , pois os teste com o ser foram muitos
bons.
Para o meu desespero , temos um outro servidor asterisk em um link
dedicado conversando com o asterisk aqui via iax e sip sem problemas.

Pude verificar que de manha, com o link um pouco mais tranquilo , as
ligacoes ficam melhores.

Com este levantamento, estou deduzindo que o asterisk não esta eficiente
na comunicação via SIP. Tenho apenas 6 atas com duas portas fxs . o que
é uma utilizacao muito pequena.

Estou desconfiando tb da versao, estarei hoje fazendo umm teste com a
versao 1.0.10.
A difirença entre openser e asterisk foi muito grande , se alguem tiver
alguma luz ficarei grato.

Sergio Faulhaber