[AsteriskBrasil] Qualidade das ligacoes asterisk e openser

Allan D. Piske zyryz em terra.com.br
Quinta Maio 4 19:26:46 BRT 2006

Pelo que deu pra entender seu asterisk esta sim fazendo trsnacoding e ai que
pode estar seu problema.
se os E1s estao "no asterisk"  COM CERTEZA vc esta fazendo transcoding.
para nao fazer vc deve colocar allow=ulaw  e disallow=all em todas as contas
SIP.
caso queira somente g723 mesma coia allow=g723 disallow=all ( pode colocar
no defaults que eh mais pratico)
so que se vc usar 723 no SIP, e o E1 estiver no asterisk ele fara
transcoding de todas chamadas que iniciam ou terminam no E1.
Sugiro que se for o caso verifique o poder de processamento da maquina,
troque o codec ou entao passe a usar um gateway E1 SIP externo ao asterisk.

Att,

Allan

----- Original Message -----
From: "SERGIO GUIMARAES FAULHABER" <serfau em acessa.com>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Thursday, May 04, 2006 6:16 PM
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Qualidade das ligacoes asterisk e openser

Não ha transcoding, só utilizo por enquanto o g723 e não permito outro
codec alem do alaw e ulaw por causa doo e1.
Como os atas estão atras de nat, nao uso o careinvite ( alem disto ,
os atas que tenho aqui do 186 da cisco) .
Os testes que fiz foi com uma sipura 2100 configurado para usar somente
g723.
Na minha configuracao a voz passa pelo asterisk , mas como ele faz
passthru, creio que não deveria ser difirente do openser.

Sergio faulhaber