Re: [AsteriskBrasil] Experiências de VOIP estável?

Allan D. Piske zyryz em terra.com.br
Domingo Maio 7 23:29:43 BRT 2006

Estou numa situacao parecida ..

Realmente no brasil temos muitos problemas de link de internet,
que eh um fator muito importante.

Mas tenho notado que o proprio ata interfere bastante com a qualidade.
eu ja desisti de usar atas baratos, como pap2 e grandstream.

Estou tentando achar terminacoes que tenham proxys no brasil, e colocar um
asterisk meu num datacenter nacional com pelo menos uns 2M de link pra ter
bastante sobra.

Tenho razoes para acreditar que o trafego rtp nao saindo de dentro da rede
da propria telecom tem uma probabilidade muito menor de ter problemas devido
a delay, picotes ou coisa parecida.

Tenho alguns clientes instalados em ADSL da BRT ( 608 de download e 512 de
upload ) funcionando satisfatoriamente, porem tenho obtido resultados melhor
com internet a cabo. Porem resalto que esses clientes satisfeitos estao
usando ATAs RT31P2 ou iAN02EX ambos com QoS interno. Ex: ligando de um para
outro, a qualidade fica superior a telefonia convencional(usando g711),
quase esquece que ta falando num VoIP, porque nao picota nem nada, perfeito.
Agora quando [e pra PSTN ai j[a nao da pra garanti muita coisa, as vezes
depende da terminacao e do destino. Tem horas que funciona perfeitamente
bem, outras que fica horrivel, apesar de eu n'ao costumar receber reclama;ao
alguma, mas noto problemas esporadicos. Como deixo os clientes bem cientes
que o voip nao eh perfeito e esta sujeito a acontecerem problemas
esporadicamente, eles acabam se conformando com isso, tendo em vista a
grande economia que se consegue.

Deixei ai o meu relato,

Abracos,

Allan.