[AsteriskBrasil] Experiências de VOIP estável?

Erivan Pereira voip em icmp.com.br
Domingo Maio 7 21:15:00 BRT 2006

Comecei a pesquisar soluções VOIP em Dezembro de 2005, inicialmente como
usuário da Telextreme (comecei com o pé esquerdo). Com os problemas
encontrados na comunicação utilizado voz sobre ip, coisas como: delay,
eco, cortes e uma total falta de estabilidade tentei saber  se o
problema tava na operadora que eu estava utilizando ou se VOIP era assim
mesmo.

Por sorte acabei conhecendo um cabra de um país vizinho do Brasil, (+99)
Imperatriz do Maranhão, o Paulo Henrique aqui da lista, que me
apresentou o Asterisk. E desde então venho estudando e testando muito
antes de colocar o meu servidor em produção.

Hoje rodo um Asterisk sobre um link Embratel 256K com uma linha PSTN que
uso apenas para receber ligações externas, e algumas terminações SIP que
venho testando.  Antecipo aqui que até onde tenho observado o meu link
de 256K não tem influência sobre a qualidade das ligações VOIP, pois uso
meu Asterisk apenas para auteticação e billing. Sendo assim a
resposabilidade de um bom stream  de audio fica por conta do meu cliente
e trunk SIP.

Só uso g729 nos clientes em teste, todos eles tem qos garantindo banda e
prioridade dos pacotes RTP, para um canal estou reservado 40kbps nas
duas direções, embora durante o monitoramento o fluxo fica sempre em
torno de 29.9 de UP e DOWN. E mesmo assim as coisas não andam bem. Por
isso resolvi compartilhar aqui essa minha experiência para ver se alguém
aqui relate um caso de implantação VOIP bem sucedido e estável. (Digo
funcionando mesmo!! sem cortes e delays em pelo mesno 90% do tempo)

Tenho três ATAS HT 496 em clientes com cenários diferentes. O primeiro
tá pedurado em um Velox de 300K  atrás de NAT  (um server Linux com HTB
que controla o trafego de Internet e prioriza o stream de audio)
conectado em uma centra Intelbras.  Qos calibrado, ATA configuradinha e
não se consegue  uma comunicação estável, muitos cortes  e delay.  Já
estou  começando a pensar que VOIP e ADSL não é um bom negócio, ou
coloca-se o ADSL dedicado para o dispositivo VOIP ou a coisa não vai dá
certo.

Se alguém tem uma solução parecida com essa com sucesso diga onde está o
meu erro. Nesse cliente quando é feita uma chamada para PSTN usando VOIP
e ocorrem cortes logo no inicio  é melhor encerrar a chamada, pois a
vantagem de se fala mais barato é atraente mas o principal é qualidade
de comunicação, penso que de nada vale economizar se não se pode ter
algo em que seja confiavél.

Os outro dois casos são ATA em redes Wireless uma em minha casa e outra
em um cliente.
Mesmo processo QOS e os conformes para um boa comunicação, mas não se
consegue uma comunicação estável, horas é uma maravilha na chamada
seguinte... Ufa!

Pois é, gostaria de relatos aqui de pessoas que tem estruturas parecidas
e com estabilidade. Ou que alguém aponte os meus erros. ( Não os de
português :) )

Estou quase convecido que todos esses problemas estam relacionado com o
congestionamento dos provedores de Internet, então sendo assim penso que
para se ter um VOIP falando como gente grande teriamos que ter no
cliente um link dedicado so para isso e uma boa terminação.

Atenciosamente,

Erivan Pereira