RES: [AsteriskBrasil] Debian Etch x Zaptel x Modems Motorola/Intel x Compilação no Debian (Diversas dúvidas)

Felipe Silva fr.paes em uol.com.br
Terça Maio 9 08:41:05 BRT 2006

Ola !

Já usei o ECHO_CAN_MG2 com esses modems e não gostei do resultado. Hoje uso
o ECHO_CAN_MARK2 com AGRESSIVE_SUPRESSOR e a opção de MMX, pois o mei
sistema esta em um P3 1.2GHz
Uso também o kernel 2.4.32, tentei a família 2.6 e não gostei dos erros
apresentados e da qualidade nas ligações via ZAP (pode ser que esteja
fazendo besteira e não ter conseguido colocar pra funcionar o * com kernel
2.6)

[]'s
Felipe Rafael
(21)35270729
(21)96010409

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Keny
Schmeling
Enviada em: segunda-feira, 8 de maio de 2006 22:22
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Debian Etch x Zaptel x Modems Motorola/Intel x
Compilação no Debian (Diversas dúvidas)

Bom, estou com uma dúvida que seria mais uma curiosidade técnica

Após um tempo de estudos do Asterisk em um VMWARE eu resolvi que era hora de
instalar ele em uma máquina. Como ainda é um teste, estou usando um Modem
Intel e um Motorola para efetuar os testes.

Bom, meu sistema é um Debian Sarge com Kernel 2.6.8, porém ele não é puro,
visto que tem alguns pacotes do Etch instalados nele. Ai chegou a dúvida.

No Vmware, com o Sarge puro, eu fiz toda a parte de compilação sem qualquer
problema, porém na minha máquina mesmo, ocorreu o seguinte erro na
compilação do Zaptel:

zaptel.c: In function '__zt_receive_chunk':
zaptel.c:6174: warning: pointer targets in assignment differ in signedness
make: *** [zaptel.o] Error 1

Detalhe, os pacotes "headers" do kernel estão instalados e eu utilizei o
make linux26.
Bom, visto que aconteceu este problema, resolvi então mudar de vez para o
Etch, porém agora ao compilar o zaptel continuou o mesmo erro.
Por desencargo, resolvi atualizar o kernel instalando o 2.6.15-1 e seus
headers. Para minha surpresa ele compilou sem problema algum.

Ai fica minha dúvida, porque com o Sarge puro usando o Kernel 2.6.8 ele
compilou numa boa e no Sarge "sujo" e no Etch com Kernel 2.6.8 não compilou?

Aproveitando, gostaria da opinião de vocês para o cancelamento de eco nestes
modems. Vi no voip-info a sugestão de utilizar o ECHO_CAN_MG2.

Na opinião de vocês, este seria o melhor método?
Vale a pena habilitar a opção AGGRESSIVE_SUPPRESSOR?

Para finalizar, estou compilando o libpri, zaptel e asterisk eu estou
criando os pacotes .deb utilizando o checkinstall.
Vocês acham que existe algum problema quanto a isto?
Um detalhe é que na instalação do pacote .dev do Zaptel ele acusa um
conflito com os Headers do Kernel, porém se eu forçar a instalação, tudo
ocorre normalmente.

---
Optinfo Tecnologia em Informática
Keny Hayakawa Schmeling