[AsteriskBrasil] Debian Etch x Zaptel x Modems Motorola/Intel x Compilação no Debian (Diversas dúvidas )

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Terça Maio 9 11:08:00 BRT 2006

On Monday 08 May 2006 22:21, Keny Schmeling wrote:
> Bom, estou com uma dúvida que seria mais uma curiosidade técnica

Deu pra notar pelo subject longo 8-) aí vão as minhas opiniões:

> Bom, meu sistema é um Debian Sarge com Kernel 2.6.8, porém ele não é puro,
> visto que tem alguns pacotes do Etch instalados nele. Ai chegou a dúvida.

Instalados forçadamente? Caso não saiba como tudo acontece por trás... ihhh

> zaptel.c: In function '__zt_receive_chunk':
> zaptel.c:6174: warning: pointer targets in assignment differ in signedness
> make: *** [zaptel.o] Error 1

Isso aconteceu porque você provavelmente (estou chutando) instalou o gcc4,
compilador padrão do Etch mas bem diferente do gcc do Sarge. O gcc4 é meio
fresco, mas não costuma ficar sem compilar nada, atualmente. Só reclama à
toa...

Contudo, esse warning do gcc4 não foi o culpado pelo "error 1", eu acho...

> Por desencargo, resolvi atualizar o kernel instalando o 2.6.15-1 e
> seus headers. Para minha surpresa ele compilou sem problema algum.

Duvido muito que seja problema do kernel e simplesmente atualizando ele tudo
passa a funcionar, Keny. Até hoje eu não tive problemas com isso.

Evite misturar distribuições, mesmo sendo "debian com debian". O Sarge e o
Etch possuem diferenças enormes entre eles e misturar os pacotes sem ter
idéia do que será alterado costuma dar galho mesmo.

> Ai fica minha dúvida, porque com o Sarge puro usando o Kernel 2.6.8 ele
> compilou numa boa e no Sarge "sujo" e no Etch com Kernel 2.6.8 não
> compilou?

Acho que o que falei responde parte da dúvida :-)

> Vi no voip-info a sugestão de utilizar o ECHO_CAN_MG2.
> Na opinião de vocês, este seria o melhor método?
> Vale a pena habilitar a opção AGGRESSIVE_SUPPRESSOR?

Não sei se é o melhor, mas a Digium recomenda o uso dele agora, mesmo sendo
beta. Parece que realmente ele melhora o cancelamento de eco. Sobre o
AGGRESSIVE_SUPPRESSOR eu já li que não é bom habilitar a torto e direito, mas
eu não sei que tipo de combinação *boa* ele faz...

Gostaria de saber também os resultados com várias combinações de canceladores
de eco com e sem ele. Tomara que alguém da lista tenha os números :-)

> Para finalizar, estou compilando o libpri, zaptel e asterisk eu estou
> criando os pacotes .deb utilizando o checkinstall. Vocês acham que existe
> algum problema quanto a isto?

Eu acho. O checkinstall é xunxado. Já usei ele muito no passado mas chega...

Se você quer ter seus pacotes, use o dpkg-buildpackage no fonte do
pacote .deb. Se tiver dúvidas, pergunta aqui na lista que a gente ajuda. Eu
mantenho uns pacotes .deb "sem compromisso" e no que puder ajudar, só pedir.

Se você quer compilar na mão e ter dor de cabeça mesmo assim, pelo menos use o
"stow", crie árvores no /usr/local/stow e basta criar um .tar.gz daquilo e
levar pra outra máquina usar via "stow" também. Fica a boa dica do "stow".

> Um detalhe é que na instalação do pacote .dev do Zaptel ele acusa um
> conflito com os Headers do Kernel, porém se eu forçar a instalação, tudo
> ocorre normalmente.

Que conflito?

Um abraço,

--