[AsteriskBrasil] Asterisks via NAT sem som

Allan D. Piske zyryz em terra.com.br
Terça Maio 9 23:25:57 BRT 2006

coloca uma parametro  nat=yes  nas contas sip que vc usar .. tanto nos
trunks como nos extensions ..  no @home tem um campo no extension especifico
para isso .. o valor normal dele eh nat=never   muda pra nat=yes

outra coisa pode ser que vc nao tenha o codec g729 instalado no seu
asterisk. por padrao o asterisk nao vem com esse codec, apesar de ele
conseguir fazer com que 2 terminais consigam se falar em g729 ele somente
faz a ponte da coneccao, caso um deles nao suporte g729 o asterisk vai
tentar traduzir o codec ( transcoding )  ai se nao tiver o g729 nao vai
funcionar .. vai ficar mudo ou vai dar ocupado qdo tentar ligar.

vc pode verificar se o codec esta isntalado  usando o comando   show
translation  no CLI do asterisk

se a linha do codec estiver toda com  "-"  o codec nao esta instalado. se
tiver os valores(em ms) esta.

espero ter ajudado,

att,

Allan