[AsteriskBrasil] Asterisks via NAT sem som

Rodrigo Santos de Souza rodrigostz em hotmail.com
Quarta Maio 10 08:29:44 BRT 2006

Bom, eu não tive exito só habilitando o "nat=yes" (pra mim isto não
funciona), e problema de codec não é, pois se não tem codec compativel, a
ligação cai e dá ocupado. Se for SIP, a ausencia de audio acontece
geralmente porque o sip encaminha para fora(internet) o IP interno e o outro
lado envia o audio para um ip que não é visto pela internet. Para resolver
isso coloca nas configurações globais do sip.conf:

canreinvite=no
externip=200.200.200.200 (ip_valido_para_internet (pode ser pego pelo site
www.meuip.conf))
localnet=192.168.1.0/255.255.255.0 (rede local)

----Original Message Follows----
From: "Allan D. Piske" <zyryz em terra.com.br>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Asterisks via NAT sem som
Date: Tue, 9 May 2006 23:25:57 -0300

coloca uma parametro  nat=yes  nas contas sip que vc usar .. tanto nos
trunks como nos extensions ..  no @home tem um campo no extension especifico
para isso .. o valor normal dele eh nat=never   muda pra nat=yes

outra coisa pode ser que vc nao tenha o codec g729 instalado no seu
asterisk. por padrao o asterisk nao vem com esse codec, apesar de ele
conseguir fazer com que 2 terminais consigam se falar em g729 ele somente
faz a ponte da coneccao, caso um deles nao suporte g729 o asterisk vai
tentar traduzir o codec ( transcoding )  ai se nao tiver o g729 nao vai
funcionar .. vai ficar mudo ou vai dar ocupado qdo tentar ligar.

vc pode verificar se o codec esta isntalado  usando o comando   show
translation  no CLI do asterisk

se a linha do codec estiver toda com  "-"  o codec nao esta instalado. se
tiver os valores(em ms) esta.

espero ter ajudado,

att,

Allan