[AsteriskBrasil] Enviar FAX

Huander Leão huander em gmail.com
Sábado Maio 20 11:19:49 BRT 2006

Rapaz eu nao estou conseguindo mesmo nao... ainda nao sei onde estou
errando ou onde não estou entendo tanto a documentacao do comando como
suas dicas...

Pelo site do projeto com dicas de instalacao e configuracao
(http://www.soft-switch.org/installing-spandsp.html) tenho que para
enviar um fax deveria usar o comando:

exten => 1234567,1,txfax(/home/steveu/testfax.tif|caller)

Mas em momento nenhum eu digo para o aplicativo txfax utilizar o canal
(tronco) ZAP (no meu caso ZAP/4) e nao digo o número do telefone a ser
discado para enviar o fax!

Com sua dicas e nem com as do site eu ainda nao consegui ver onde eu
encaixo estas informaçoes junto ao aplicativo txfax...

Desculpe estar insistindo no assundo, mas é que já tentei varias
coisas dentro do comando txfax e pesquisas no google, mas mesmo assim
nao sai do zero...

No exemplo acima se eu discar no numero 1234567 a única coisa que
acontece é eu ficar ouvindo um tum, tum... indicado que está esperando
que se aperte o Start do fax... mas eu nao quero ouvir isto.. quero
que quando eu ligar neste número o asterisk ligue para um determinado
lugar e envie o fax!

Mas de qualquer forma já estou conseguindo enviar o fax criando o
arquivo no diretório /var/spool/asterisk/outgoing...

Atenciosamente,

On Friday 19 May 2006 20:01, Huander Leão wrote:
> exten => 6000,4,TxFAX(${FAXFILE})

Eu *acho* que já respondi sua dúvida em outro e-mail, mas pra ficar direto:

> Channel:Zap/4/36121483
> Application:txfax
> Data:/usr/lib/asterfax/test/attachments/testpage.tif|caller

Aí você tem a tecnoligia a ser usada, o tronco e o número que vai receber seu
FAX, concorda? Concorda também que a aplicação que vai manipular esses dados
é a "txfax" e que os parâmetros pra ela são a) o arquivo do FAX e b) a
indicação de que ela agirá como uma máquina de ENVIO e não recebimento?

Note que o seu trecho de dialplan não tem a tal indicação de envio.
Com isso e com o outro e-mail, tenta aí e diz pra gente se funcionou! 8-)

--
caio[1982] begotti
http://caio.ueberalles.net