[AsteriskBrasil] Utilizando o protocolo g729 naum consigo utilizar os aplicativos que usam os arquivos de som .gsm

Everton Goularth evertongoularth em yahoo.com.br
Segunda Maio 29 13:06:56 BRT 2006

Bom dia lista,

Todos os meus ramais estao utilizando o protocolo g729, tanto os ATA`s quanto os softfones eyeBeam. Eu libero no softfone e nos atas somente este protocolo, mas no meu sip.conf eu tambem libero a utilizacao do gsm colocando no [general] e nos ramais allow=gsm (pois os arquivos que o asterisk roda sao .gsm).

Mas mesmo assim quando eu chamo meu voicemail dah a seguinte mensagem e hangup na ligacao:

May 29 12:38:24 NOTICE[5798]: channel.c:1703 ast_set_write_format: Unable to find a path from gsm to g729
May 29 12:38:24 WARNING[5798]: file.c:787 ast_streamfile: Unable to open conf-onlyperson (format g729): No such file or directory

Ate onde eu entendi, o asterisk estah procurando arquivos de som com o formato .g729. Soh naum entendi porque com o protocolo g729 o asterisk naum consegue abrir os arquivos .gsm.

Quando eu libero o protocolo gsm nos softfones funciona o voicemail e meet, mas as ligacoes entre os ramais soh sao completadas utilizando o gsm, e eu quero que sejam feitas utilizando o g729.

Se alguem tiver uma luz pra resolver este problema ficarei muito grato...

Obrigado pela oportunidade

Everton Goularth