[AsteriskBrasil] Asterisk gateway fxo e linhas DID

Fernando A Ribeiro Fortes maclink em superig.com.br
Quinta Novembro 2 09:53:38 BRT 2006

Olá . . .

A dúvida que tenho, parece ser simplória pra quem já passou por isso e
pra quem tem larga expertise com telecom. ( voIP )

Abaixo :

[------------]
[PBX  Hibrido]
[------------]
[tronco analo] --> a placa tronco tem todas as posições ocupadas.
[ramais 24   ] --> 12 ramais disponíveis
[------------]

|--------> [Gateway FXO 10 canais] 10 Linhas DIDs

|--------> [LP de 256K] ligado em VPN com um SIP server

qual a mecanica de funcionameto, dos meus ramais, para que eu possa
ligar e receber chamadas por intermédio desse gateway.

meu ramais analógicos, podem alcançar os ramais voip e daí pra frente
ligarem, ou será preciso criar rota especial.

mais especifico ainda
os 12 ramais normais que ja estão funcionando, podem alcançar os 12 voip
que estou colocando como se fosse uma expansão de ramais.

de acordo com o funcionamento normal não perderiá a facilidade de
receber 30 chamadas entrantes, por causa da E1, e adicionaria mais 10
chamadas entrantes.

para chamadas saíntes precisaríamos criar rotas especiais pra todas as
chamadas saírem pelo gateway, ou isso sería feito apenas em cada uma das
posições de ramal, ou seja, só o ramal do qual o telefone esta colocado
é que pode usar o voip e não os que não estaríam ligados a ele.

Eu penso o seguinte...
"disco pro ramal voip, ele me dá linha e dai pra frente eu ligo
normalmente, ou crio uma facilidade especial de um grupo de ramais pra
que as linhas sejam alcançasdas em sequencia, evitando assim que as
linhas estejam ocupadas." Acho que é isso...

Qto as chamadas que chegarem ao gateway, todas serão atendidas pelo
terminal inteligente na mesa da telefonista e ela se encarrega de
repassa as mesmas aos outros ramais específicos.

desculpem o tamanho do texto, mais acho que isso iria tirar as dúvidas
de muita gente da lista.

Grato
--
::Fernando A. Ribeiro Fortes