[AsteriskBrasil] RES: Licencas p/ provedores voip

Antonio José dos Santos Brandão brandao em gmail.com
Segunda Novembro 13 21:56:09 BRST 2006

Conversei recentemente com um fiscal da Anatel durante uma
fiscalização e questionei a ele o caso do provedor Voip que não tem
conexão com a rede de telefonia. Isto é, ele compra minutos de
terceiros (que possuem SCM e/ou STFC) e repassa aos seus clientes via
internet, entretando sem vender acesso à internet.

Ele me disse que, neste caso, não é necessário licença alguma. Seria o
mesmo que hospedar um webserver, por exemplo. Isto é, a
regualamentação SCM/STF diz respeito à conexão com a Internet ou ao
STF e não há regulamentação pelo tráfego que passa DENTRO da internet.

Da mesma forma que não se precisa de licença pra operar um servidor de
email, um servidor web, servidor msn, etc, não precisa de licença de
VOIPA pra VOIPB  - mesmo que VOIPB seja uma opeardora.

Esta foi a explicação do cara. Achei bem lógico. Na verdade, já
pensava desta maneira.

Vocês concordam com essa análise?

--
Antonio J. S. Brandão

obs.: antes que alguem muito nervoso diga que quem não tem licença é
picareta, aviso que tenho licença.