[AsteriskBrasil] RES: Projeto VoIP para Filiais

Alex Robertson agr.listas em gmail.com
Quarta Novembro 22 20:21:54 BRST 2006

> Senhores a forma de conexão indifere ser FO Wireless, FR ou Internet ok?

Bom. Onde tiver IP, TEORICAMENTE, pode ser utilizado Voz sobre IP.
Voce está certo neste ponto.

Mas minha conexão discada fala IP e eu não consigo usar o skype! :-)

O problema é o meio físico por onde os dados estão passando.

No caso do amigo Felipe, ele deve estar falando de um enlace radio
ponto-a-ponto, mas isso não garante que ele seja o único falando nesta
frequencia naquela área.
Ambientes wireless podem estar "poluídos" e sofrem interferências de
diversos tipos. Canais de 2,4GHz estão muito populares. Dependendo de
onde voce esteja operando pode ficar numa guerra eterna de troca de
frequências.
O 802.11a, que "fala" na faixa de 5.8GHz é melhor porque o espectro
ainda está relativamente limpo, mas também está sujeito a
interferências.

O protocolo de enlace do 802.11a/b/g e a forma como ele controla o
acesso ao meio também pode ser levado em consideração.

> Felippe seria da mesma forma que expliquei ao Marcio, caso tenha ainda
> dúvidas, sinta-se a vontade

Mais uma vez você está certo. Se quiser, pode ser usado um Asterisk de
cada lado, mas isso só vai fazer aumentar o custo com mais uma máquina
e aumentar o trabalho para administrar duas máquinas. Talvez você
economize alguma "banda", mas (mesmo com enlace wireless)
provavelmente ainda estaria sobrando bastante banda  sem usar IAX em
modo trunk.

Meu provedor VoIP fica em SP e eu tenho um ramal dele no RJ. Por que
não ter um Asterisk em um prédio e ramais nos dois prédios?

[]s
--
Alex G Robertson