[AsteriskBrasil] Projeto VoIP para Filiais

Alex Robertson agr.listas em gmail.com
Sexta Novembro 24 11:22:07 BRST 2006

Pessoal,

Desculpem pelo tema ter saído da pergunta original.
Talvez esta lista nem seja o lugar ideal para discutir questões de
redes sem fio, mas como tem bastante gente fazendo voz sobre wireless
vou responder aqui mesmo.

Em 24/11/06, Fabio Rogerio<rogerio em realmax.com.br> escreveu:
> O fato de voce estar usando 2,4Ghz, ou do ambiente onde voce esteja estar
> poluido ou nao, nao importa muito, o que voce tem q ver é qto de banda que
> vc tem. Um link em 5,8Ghz (802.11a), mal alinhado e/ou mal configurado, pode
> estar com um troughput menor q um link em 802.11b.

Rogério,

Discordo.
Claro que um enlace estiver mau alinhado não vai funcionar de maneira
a aproveitar todo seu potencial. Mesmo com freq. registradas.

Quando disse que o 802.11a pode ser melhor que 802.11b/g não me referi
a banda. Mesmo porque o 802.11b pode ser suficiente para o caso. Não
sei quantas ligações simultâneas vão ocorrer, mas 3 ou 4 Mbps (reais)
devem atender com sobra um prédio com voz e dados.
Eu quis dizer que o espectro de 2.4GHz está MUITO mais utilizado que o
de 5.8GHz. Isso é uma grande vantagem para o 802.11a.

Logicamente, vamos realizar medições em enlaces alinhados! Não faz
sentido medir vazão em enlaces desalinhados ou "meia boca". :-)

> Enfim, usa essa ferramenta http://www.mikrotik.com/download/btest.exe
>  é bem simples de usar, coloca um de cada lado do seu link e faca o teste de
> up e down.

Eu uso linux. Para medir vazão pode usar o wget, scp, iptraf, etc, etc....
Faço uma cópia de um arquivo grande de uma máquina para o /dev/null da outra.
Você já tem o valor da velocidade que o link sustenta por causa do
controle de fluxo do TCP.
Não acho que esta seja a melhor maneira de medir um enlace que vai
transportar voz. Esta é apenas UMA forma de medir, que eu usava para
medir a vazão de enlaces para clientes de um ISP (sem esquentar com
voz) em que eu trabalhei.

Existem outras ferramentas de medição de tráfego mais poderosas, mas
acho que já foge demais do assunto da lista.

Abraços
--
Alex G Robertson