RES: [AsteriskBrasil] Detectar fim da ligação - RESOLVIDO

Roberto Fonseca robertodafonseca em terra.com.br
Quarta Novembro 29 16:15:37 BRST 2006

Para quem possa interessar: abri um chamado ontem com a vono referente ao
meu caso. Hoje pela manha me ligou uma atendente, pedindo informações de
como é o meu ambiente aqui. Após isso eles me mandaram um email informando
que iam extornar a os valores das ligações. A vono se mostrou muito séria no
meu caso.....

Roberto Fonseca

  _____

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Roberto
Fonseca
Enviada em: terça-feira, 28 de novembro de 2006 17:26
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: RES: [AsteriskBrasil] Detectar fim da ligação

Ralf

Obrigado pela tua resposta, foi muito esclarecedora. Mas explicando melhor o
problema é o seguinte:

> Hoje pela manha uma pessoa ligou via VONO para um determinado número que
possui Menu de AutoAtendimento.

ligou de fora e seu Asterisk atendeu com um Menu de Auto-Atendimento? Vou
supor que a pessoa estava em um ramal do seu Asterisk e fez uma ligar para
fora usando sua conta Vono, certo?
Na verdade aqui a pessoa estava em ramal analógico da minha central PABX,
sendo que ela discou para outro ramal que fica ligado na FXO do asterisk. Ao
atender a ligação que entra na FXO, o meu asterisk faz a seguinte regra:

exten => s,1,Answer

exten => s,2,Background(menu)

exten =>_0.,1,Dial(SIP/${EXTEN}@LOGINVONO,90,rT)

Enquanto toca a mensagem (menu) a pessoa disca para o lugar que quiser
(_0.,1,Dial(SIP/${EXTEN}@LOGINVONO,90,rT).

Eu  notei que nesse processo, enquanto a pessoa esta conversando, o ramal da
pessoa e o ramal que está ligado na FXO ficam ocupados. No dia que me deu
esse problema O usuário ligou para uma central de atendimento e ficou
ouvindo música de espera, lá pelas tantas ele cansou de não ser atendido e
desligou o ramal dele.

Dae pra ficar presa a ligação eu imagino os seguintes problemas:

- O usuário ao desligar o ramal dele, o ramal ligado ao fxo não detectou que
o usuário tinha desligado seu ramal.

- O usuário desligou seu ramal, o fxo desligou o ramal ligado a placa, porém
o sip continuou conectado

- O usuário desligou seu ramal, o fxo desligou o ramal ligado a placa, porém
o sip desligou a conexão mas a vono permaneceu conectado com o numero em
questão.

Agora como descobrir qual desses items é o causador? Já coloquei a opção
busydetect = yes. E não vi caso nenhum ainda de ligação presa.

Abs

Roberto

  _____