[AsteriskBrasil] Res: GSM/Wifi (Nokia E61)

alexandre - aldeia digital alepaes em ad2.com.br
Quinta Novembro 30 22:51:45 BRST 2006

Opa,

Parece que há problemas em alguns APs, principalmente os (ótimos)
Linksys. Tenho um WRT54GL com OpenWRT e outro original e acontece a
mesma coisa. Em alguns locais com wi-fi livre e roteadores semelhantes o
problema também ocorre intermitentemente. Parece que ele perde o gateway.

Ligando pelo asterisk eu testei todos os codecs com sucesso. Inclusive,
deixei apenas ILBC e a qualidade é bacana, local ou remotamente.
Aliás, com meu asterisk não tenho problemas em conexão quando o telefone
está em NAT externo. Dizem que o novo firmware a sair em dezembro
acrescenta STUN para ajudar nos provedores que tem problemas em conexões
NAT.

Mas tem uma coisa que acho chata: dá a impressão que o telefone em SIP
fica "mais ou menos" half-duplex... Muitas vezes quando você fala, corta
o áudio da outra pessoa. Não é um rádio amador, mas incomoda. :)

Abraços,

Alexandre
Aldeia Digital