[AsteriskBrasil] Ligaçãoe presa, caindo por timeout utilizando originate ou enviando outgoing

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Segunda Outubro 16 13:24:28 BRT 2006

Osvaldo Antunes do Prado Jr escreveu:
> Boas pessoal..
>
>     Estou montanto um webcallback e estou tendo um probleminha, a
> função originate ou  o arquivo enviado para o outgoing, faz a ligação
> para os dois pontos, mas qdo os pontos fazem o Hangup, as chamadas
> ainda ficam presas, caindo apenas por timeout, alguem ai já passou por
> isso ?
Olá,

  Se está fazendo por linhas analógicas, é isso mesmo... Se o ponto para
o qual está ligando não emitir um sinal de "hangup", geralmente tom de
ocupado ou coisa assim, a linha continua "aberta". Faça um teste para
comprovar, ligue para uma linha analógica, atenda nessa linha e coloque
o fone no gancho e notará que a linha continuará "aberta" e tirando o
fone do gancho do outro lado notará que ainda está como se não tivesse
desligado. Agora tente ligar para um número que não existe, vai receber
a mensagem de o número não existe e logo após um sinal de ocupado e
então haverá um "hangup" entendido por parte do Asterisk.

  O mesmo serve no sentido contrário. Algumas pessoas resolvem tocando
um som que geralmente é a gravação do som de ocupado, os
tu-tu-tu-tu-tu... Dessa forma, o aparelho do outro lado interpreta que a
ligação foi interrompida pelo Asterisk, mas para o Asterisk interpretar
que a ligação foi interrompida pelo aparelho no outro lado, acho que não
tem jeito. Se fizer o teste com telefones analógicos verá que isso
também acontece, sendo portanto um problema ou vantagem da linha
analógica, permitido por exemplo que você coloque o telefone no gancho
na sala e atenda no quarto sem ter corte na ligação.

  Veja a parte de emissão de tom de ocupado (ou fim da chamada) no Wiki
da AsteriskBrasil.org, eu acho que foi lá que eu vi alguma coisa ou o
comando "Busy" talvez seja suficiente...

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional - USP
           Engenheiro Eletrônico - USP