[AsteriskBrasil] STUN, NAT, SIP

Felipe Campetti Melo fcmelo em gmail.com
Segunda Outubro 23 11:12:43 BRT 2006

Olá Romeu, o SIP não suporta o NAT, as portas de Audio não passa pelo NAT,
ele acaba chegando no destino com o IP de origem inválido. Já peguei o mesmo
problema que você está tendo. No asterisk ele tem a opção na configuração do
ramal de "nat=yes" mesmo com esta opção marcada ele não funciona legal o
Audio.
O que você pode fazer para resolver o teu problema é criar ramais IAX2 no
asterisk para os usuários remotos que precisam passar por NAT ou fazer uma
VPN.

Sobre a questão do Audio não passar direto pelo asterisk você pode alterar a
configuração do ramal canreinvite=yes para canreinvite=no que dai desta
forma a ligação não passa pelo asterisk.
Abraço.