[AsteriskBrasil] Asterisk em OpenBSD

Fernando A Ribeiro Fortes maclink em superig.com.br
Sábado Outubro 28 10:45:35 BRT 2006

Em Sex, 2006-10-27 às 16:31 -0200, Thiago Pacheco escreveu:
> [...]
>         mensagem que
>         estou postando, tenha sido enviada por algum integrante da
>         lista,
>         entretanto pra facilitar a linha de pesquisa sobre o assunto
>         pergunto
>         aos que se propuseram fazê-lo no sistema operacional em
>         questão.
>

>         Pergunto :
>         O Asterisk pode ser instalado sob o OpenBSD;
>
> Sim pode! Ate tem uma lista da digium para sistemas BSD: ASTERISK-BSD
>
> Nessa Lista tem esta mensagem de alguem fazendo a mesma pergunta que

desculpe, estive vendo esse link, só pra confirmar trata-se de um FTP,
mesmo ... obrigado!

> Em voip-info.org tem algo sobre assunto também:
> http://www.voip-info.org/wiki/index.php?page=Asterisk+OpenBSD

essa referencia é excelente, valeu.

>         Qual o grau de dificuldades, posso ter uma vez que tenho
>         conhecimento em
>         Linux e pouco em OpenBSD;
>
> Há mais documentação e até mesmo "receitas de bolos" prontas para usar
> em Linux. :)

concordo, mais estou preocupado, com exploits de estouro de pilha do
kernel do linux. ta cheio de referencia ruim a esse respeito em sites de
segurança e isso assusta agente.

Não sei até q ponto isso é ruim, pois qdo estiver implementando isso em
clientes certamente a coisa tem de funcionar sem riscos. não pode parar
o sistema de telefonia do cliente por nada desse mundo.

> E tambem as versões de asterisk saem primeiro para Linux e depois para
> sistemas BSD.

De fato, é mais demorada essa questão mesmo.

>         Em caso de escolha, pela ordem que sistema vcs escolheríam
>         Linux ou
>         OpenBSD, caso seja o Linux seja eleito qual distro;
>
> Como vc falou que conhecia mais de Linux ... vá pra Linux. Geralmente
> quem instala em sistemas BSD é por ter maior conhecimento e
> preferencia por esses sistemas.
> Tenho alguns amigos que instalaram em BSD e estão contentes... mas
> algumas coisas estavam ( não sei hoje), ainda sem suporte muito bom:
> E1 por exemplo.

maravilha ...

> Quanto a qual versão usar, essa não tem resposta!!! Use a que vc mais
> gostar!

Já usei várias, até pq pra mim linux é o kernel o shell e nada mais,
detesto modo gráfico, recentemente fui convencido por um amigo a usar
ubuntu, e acredite em modo gráfico, é uma das melhores distros que ja
usei desde o RH 5.0 em 1999

>         O Asterisk possui algum sistema de billing pronto, ou tenho
>         que
>         desenvolver do zero;
>
> O asterisk não tem sistema de bilhetagem!!! Ele apenas gera os
> CDRs...

Isso significa que os grandes operadores de voIP, contrata, um time de
desenvolvimento pra implementarem seus próprios bilhetadores.

> Um Software que funciona com o asterisk é o asterisk2billing:
> http://www.asterisk2billing.org/
>

>         Sinalização R2 digital é inferior a PRI ( ISDN ), no Asterisk
>         como esta
>         a questão de compatibilidade com sinalização R2 digital, até
>         pouco tempo
>         atrás o pessoal estava comentando que o Asterisk tinha algum
>         problema
>         com essa sinalização em particular;
>
> ISDN é suportada diretamente pelo asterisk. R2 é necessário instalar
> modulos externos : unicall. ISDN é mais facilmente implantada e R2 nem
> [...]

Isso causa um certo trauma, pois nosso sistema de telecom é todo ele
montado emcima de R2 digital, sisnalização européia, sería legal o
pessoal da digium portar especificamente pro zapata, drivers funcionais
sem subterfúgios. não é crítica é solução.

> Se isso lhe ajuda a entender a questão, alguns amigos que trabalham
> com centrais Siemens chamam o modulo para R2 da central para E1 de
> "emburrecedor de E1" ... :D

compreendo, é complexa essa questão, pq nós q já ultrapassamos a
barreira do século XX, temos que usar sistemas arcaícos ainda em nosso
país. acreditem colombia muitas vezes menor e infinitamnte mais desigual
ao brasil, usa "T3" isso mesmo "T3" é uma barbaridade.

>         Desculpem o abuso e a quantidade de perguntas, preferi fazer
>         assim pra
>         não ficar tomando tempo dos Srs.
>
> Nada que algumas cervejas não resolvam !!! XD

claro é só combinarmos, tem o consli em SP, o evento do voipcenter 13 e
14 de novembro, se vc for considere as cervejas pagas. hehehehehehehe

faço questão :-)

Muito obrigado
Abraços