[AsteriskBrasil] Asterisk em OpenBSD

Thiago Pacheco thieva em gmail.com
Sexta Outubro 27 15:31:23 BRT 2006

Fernando ,

As resposta estão em AZUL.

2006/10/27, Fernando A Ribeiro Fortes <maclink em superig.com.br>:

> Olá . . .
>
> Gostaria de me desculpar, caso a pergunta no subject da mensagem que
> estou postando, tenha sido enviada por algum integrante da lista,
> entretanto pra facilitar a linha de pesquisa sobre o assunto pergunto
> aos que se propuseram fazê-lo no sistema operacional em questão.

Pergunto :
> O Asterisk pode ser instalado sob o OpenBSD;

Sim pode! Ate tem uma lista da digium para sistemas BSD: ASTERISK-BSD

Nessa Lista tem esta mensagem de alguem fazendo a mesma pergunta que vc:
http://lists.digium.com/pipermail/asterisk-bsd/2004-October/000292.html
Em voip-info.org tem algo sobre assunto também:
http://www.voip-info.org/wiki/index.php?page=Asterisk+OpenBSD

Qual o grau de dificuldades, posso ter uma vez que tenho conhecimento em
> Linux e pouco em OpenBSD;

Há mais documentação e até mesmo "receitas de bolos" prontas para usar em
Linux. :)

E tambem as versões de asterisk saem primeiro para Linux e depois para
sistemas BSD.

Em caso de escolha, pela ordem que sistema vcs escolheríam Linux ou
> OpenBSD, caso seja o Linux seja eleito qual distro;

Como vc falou que conhecia mais de Linux ... vá pra Linux. Geralmente quem
instala em sistemas BSD é por ter maior conhecimento e preferencia por esses
sistemas.
Tenho alguns amigos que instalaram em BSD e estão contentes... mas algumas
coisas estavam ( não sei hoje), ainda sem suporte muito bom: E1 por exemplo.

Quanto a qual versão usar, essa não tem resposta!!! Use a que vc mais
gostar!

O Asterisk possui algum sistema de billing pronto, ou tenho que
> desenvolver do zero;

O asterisk não tem sistema de bilhetagem!!! Ele apenas gera os CDRs...

Um Software que funciona com o asterisk é o asterisk2billing:
http://www.asterisk2billing.org/

Sinalização R2 digital é inferior a PRI ( ISDN ), no Asterisk como esta
> a questão de compatibilidade com sinalização R2 digital, até pouco tempo
> atrás o pessoal estava comentando que o Asterisk tinha algum problema
> com essa sinalização em particular;

ISDN é suportada diretamente pelo asterisk. R2 é necessário instalar modulos
externos : unicall. ISDN é mais facilmente implantada e R2 nem tanto ...

Se isso lhe ajuda a entender a questão, alguns amigos que trabalham com
centrais Siemens chamam o modulo para R2 da central para E1 de "emburrecedor
de E1" ... :D

Desculpem o abuso e a quantidade de perguntas, preferi fazer assim pra
> não ficar tomando tempo dos Srs.

Nada que algumas cervejas não resolvam !!! XD

Abraços, e grato pela atenção e respostas que serão prestadas.