[AsteriskBrasil] RES: Portas a Serem Liberadas no Router

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Setembro 1 17:39:22 BRT 2006

Claudio Polegato Junior wrote:

> Olá,
>
>   Atrás de NAT não, sim redirecionamento, isto é, você não tem que
> liberar a porta no NAT e sim redirecionar a porta. Busque informações
> sobre DMZ. O meu funciona assim. Em outro e-mail recebeu a relação de
> portas a serem redirecionadas.
>   Inclusive, nem telefone SIP funciona. O que há são artifícios como
> STUN (vide ekiga) e redirecionamento como acima, além de uma outra
> técnica de resolução de nome, mas não muito confiável, porém em todos os
> casos que testei funcionou bem (vide linphone).

Humm..vou ter que discordar, telefone SIP funciona sim atras de NAT.
Existem 'solucoes' para isto, nat traversal, inclusive algumas dependem
do cliente (STUN), outras sao 'remotas', a revelia do cliente (BCP no
MCS5200 da Nortel, tenho certeza que outros tem similares)