[AsteriskBrasil] Interligacao com Leucotron

Marlon Dutra mfdutra em gmail.com
Terça Setembro 5 17:01:50 BRT 2006

Olá pessoal,

Interliguei um servidor Asterisk com uma central telefônica Leucotron
através de conexão E1 MFC/R2. A conexão está funcionando beleza. Consigo
receber e realizar chamadas entre todos os ramais.

O problema é que a configuração da Leucotron é absolutamente
queixo-duro. Tem meia-dúzia de opções e não há muito o que fazer além do
que o software oferece.

A Leucotron está com duas placas E1. Uma conectada na rede PSTN (via
Brasil Telecom) e outra conectada no Asterisk. Ambas conexões estão
funcionando.

Eu preciso fazer ligações a partir do Asterisk para a rede PSTN, ou
seja, entrando por um E1 e saindo pelo outro. Aí começou minha grande
dor de cabeça, porque a Leucotron "entende" que conexão E1 é tudo
"tronco" e um tronco não deve falar com outro. Flexibilidade zero.

A maneira que o suporte da Leucotron conseguiu configurar foi eu
discando um código de saída pelo Asterisk, eu recebo um "tom de
discagem", simulado naturalmente. Em cima desse tom de discagem, eu
tenho que enviar via DTMF os números que eu quero discar. Lamentável,
mas funciona.

No meu caso, o código de saída é 6666. Como o E1 é sinalização digital,
o correto seria eu fazer como eu faço entre Asterisks:

exten => _XXXXXXXX,1,Dial(Unicall/g1/6666${EXTEN})

Mas isso não funciona. A Leucotron simplesmente ignora os dígitos após o
6666 e me dá o tal de tom de discagem.

A outra saída seria eu enviar o 6666 digitalmente e após enviar os
DTMFs, fazendo algo assim:

exten => _XXXXXXXX,1,Dial(Unicall/g1/6666|20|D(w${EXTEN}))

Isso funcionaria, mas tem um pequeno detalhe que me quebrou as pernas. A
aplicação "Dial" só envia os DTMFs após receber a sinalização "channel
answered" do link E1, e a Leucotron só envia esse sinal quando a ligação
for completada. Ou seja, o Asterisk disca 6666 e me dá o tom de
discagem. Se eu disco alguma coisa (DTMF) no telefone, a Leucotron
executa a ligação. Se a ligação for completada, a Leucotron manda o
sinal "answer" para o Asterisk e então o Asterisk libera os DTMFs.

Qual seria a solução nesse caso?

1) Conseguir que de alguma maneira o Asterisk envie os DTMFs
imediatamente após abrir o canal, sem esperar o sinal "answer".

2) Fazer a Leucotron funcionar do jeito correto, recebendo toda a
sequência numérica e fazendo a ligação em modo digital, sem simular tom
de discagem.

Eu, sinceramente, não tenho muita esperança que a Leucotron consiga
fazer de outro jeito, então estou a procura da primeira solução.

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Abraços.

--
Marlon Dutra