[AsteriskBrasil] FXO x FXS

Roberto Fonseca robertodafonseca em terra.com.br
Sexta Setembro 15 08:48:07 BRT 2006

Amigos,

Ainda iniciando no asterisk, varri a net em busca de informação sobre essa
expressão FXO ou FXS e qnto mais eu leio mais confuso fico..

O meu problema é o seguinte, tenho o seguite cenário:

Ramal analógico ------ Central Siemens ------- (FXO OU FXS) ------Asterisk

Num primeiro momento eu preciso que qndo o usuário levante o fone do ganho e
disque determinado ramal a central encaminhe para o asterisk e esse faça a
ligação. A minha central não tem E1 disponivel, somente troncos analógicos
ou ramais. A minha pergunta é a seguinte: ligo o asterisk diretamente em
algum ramal ou em tronco?

Quais as vantagens e desvantagens disso?

Para fins de teste, já coloquei uma fax modem motorola no asterisk, e ela
ligado a um determinado ramal. Qndo ligo de fora para esse ramal, já
consegui direcionar as ligações entrantes dele para meu softphone. Isso
seria um exemplo de uso FXO?

Agradeço a atenção

Roberto