[AsteriskBrasil] FXO x FXS

Dio Makibara dioedu em yahoo.com.br
Sexta Setembro 15 13:27:13 BRT 2006

Roberto,

 Em uma entrada FXO, você liga uma linha telefônica;
 Em uma entrada FXS, você liga um telefone.

 Porém, a configuração no asterisk é inversa. Portas FXO, são configuradas como FXS e portas FXS são configuradas como FXO.

 Se eu compliquei mais ainda, me avisa... :)

 Diógenes Makibara

Roberto Fonseca <robertodafonseca em terra.com.br> escreveu:              Amigos,

  Ainda iniciando no asterisk, varri a net em busca de informação sobre essa expressão FXO ou FXS e qnto mais eu leio mais confuso fico..
  O meu problema é o seguinte, tenho o seguite cenário:

  Ramal analógico ------ Central Siemens ------- (FXO OU FXS) ------Asterisk

  Num primeiro momento eu preciso que qndo o usuário levante o fone do ganho e disque determinado ramal a central encaminhe para o asterisk e esse faça a ligação. A minha central não tem E1 disponivel, somente troncos analógicos ou ramais. A minha pergunta é a seguinte: ligo o asterisk diretamente em algum ramal ou em tronco?
  Quais as vantagens e desvantagens disso?
  Para fins de teste, já coloquei uma fax modem motorola no asterisk, e ela ligado a um determinado ramal. Qndo ligo de fora para esse ramal, já consegui direcionar as ligações entrantes dele para meu softphone. Isso seria um exemplo de uso FXO?

  Agradeço a atenção

  Roberto

Acesse o  wiki AsteriskBrasil.org:
http://www.asteriskbrasil.org