[AsteriskBrasil] RES: TDM2460E

Dio Makibara dioedu em yahoo.com.br
Sexta Setembro 15 17:07:28 BRT 2006

Jr,

j u n i o u <junior em dssnet.com.br> escreveu:        v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);}     st1\:*{behavior:url(#default#ieooui) }           Certo.. Makibara seguinte:
  Dei uma olhada nos precos e colocando 12 ATA`s PAP2 (2FXS) no lugar dessa TDM consigo o mesmo ambiente.
  Mas essa e uma visão “custo vs beneficio”..
  Gostaria de saber a opinião dos colegas com mais tempo e experiência.. ATA vs TDM.. pois já tive problemas tbm com eco em ZAP`s e DGV`s (Digivoice)..
  E a experiência que tive com ATA (pouca por sinal) me deixou satisfeito pois a qualidade da ligação sempre foi boa.
  Informando que este “ambiente” seria em rede local.. sem preocupação com uso de banda, etc..

  A pensamento que tenho é que um ATA tem seu próprio “hardware” digamos para dar conta do recado... e com as interfaces zap e dgv depende dos recursos da maquina (Ast*)..
  Procede ou estou viajando ..?

Esta é uma questão difícil de ser respondida, da maneira como está perguntando.
 Pois existem os casos em que o projeto está se iniciando do zero e os projetos que é necessário efetuar adaptações.
 Então vou dar algumas opiniões. Posso estar errado...

 - Não tive nenhum problema com a placa TDM com cancelamento de eco.
 - Se o projeto possuir muitos ramais, provavelmente a empresa já possuirá um DG. Neste caso, acredito ser mais viável a utilização da placas TDM, pois além do DG, a empresa, provalmente, não possuirá a rede estruturada para utilização de VoIP.
 - Se for um projeto menor, a utilização de ATA's, acredito que se torna mais viável, por ser mais barato e não precisar de muitas otimizações na estrutura de rede.

 Existem outras considerações mas essas acredito que são interessantes. IMHO.

 Diógenes Makibara